Um congresso, uma pedagoga e um rio de paz…

Pôr do sol na favela do Jacarezinho, Rio de Janeiro.

  
Por Thaisa Helena 
Estudante de Pedagogia pela UERJ



     Participo do Alfa e Ômega a um ano e fui convidada por minha discipuladora a participar do Congresso Nacional do Alfa e Ômega. Por ser nova no movimento hesitei um pouco, mas depois decidi fazer minha inscrição. Quando soube o tema do congresso meu coração se encheu de alegria, pois era sobre o que eu estava pensando há um tempo.

     

       Inúmeras perguntas rondavam minha mente: “Como ser relevante no Reino?” ou “Como ajudar essas pessoas abandonadas pelos paredões das ferrovias?”, “Que atitudes posso tomar para que possa ajudar a estabelecer o Reino de Deus?”. Foi então que comecei a me interessar mais pelo tema e resolvi fazer algumas pesquisas sobre o workshop que escolhi: “O Reino de Deus e as cidades.” Encontrei um artigo de um missionário da Jocum, Euro Mascarenhas, e uma afirmação mexeu comigo:

“A chegada do Reino de Deus mexeria com a realidade da sociedade dos judeus, no primeiro século e também da sociedade de todo o Império Romano, por causa da vida dos discípulos de Jesus e de seus Apóstolos. Todos eles assumiriam a sua verdadeira identidade e através das suas vocações transformaram as cidades onde viveram.”

     
        Com isso, fiz uma breve associação com os temas dos workshops e orei para que Deus respondesse não só a mim, mas a todos quantos estavam interessados em trazer seu Reino através de uma identidade verdadeira e da nossa vocação.

     

Voluntários do AeO com Antonio Carlos Costa no Jacarezinho

      Enfim, chegou o período mais esperado do ano, o Congresso. Nestes quatro dias tive o privilégio de receber respostas de Deus não só para as minhas dúvidas descritas acima, como para outras questões intrigantes. O ponto alto pra mim foi no sábado, antes do evangelismo, quando ouvimos experiências de diversas atuações como embaixadores do Reino e tivemos a presença da Maria Cláudia, responsável pela coordenação dos projetos sociais da Ong Rio de Paz. Fiquei confrontada com o que ela dizia e em alguns momentos me imaginava lá também, ajudando de alguma forma, mesmo sem saber muito bem o que fazer.

   
      Encerrado o encontro, Maria Claudia informou que precisava de 02 (dois) bolsistas na área de educação para atuar com ela. Fiquei um pouco assustada, não tinha certeza se queria mesmo fazer isso, mas me inscrevi e ao conversar com ela era como se fosse testificado que era isso mesmo que eu deveria fazer.

     

Thaisa na Biblioteca Municipal Parque Manguinhos

        O Congresso infelizmente acabou e na segunda-feira pela manhã recebi o telefonema da coordenadora me informando que havia sido selecionada. Meu coração se encheu de alegria e, no meu quarto, chorei. Pois, antes de tudo isso acontecer Deus preparou o caminho. Ele conhecia meu coração e há poucos meses eu não poderia participar do que Ele estava realizando pois eu possuía um emprego que tomava muito meu tempo e energia. E orava para que Ele me ajudasse a contribuir mais com seus planos. Eu já havia falado do amor dEle para os que trabalhavam comigo, mas eu achava que ainda faltava algo, não queria ficar presa somente ali. Hoje, além de poder participar das atividades relacionadas às crianças da comunidade do Jacarezinho, consegui um tema para o TCC, que será relacionado à educação em comunidades, a Maria Cláudia poderá ser minha orientadora e, por se tratar de uma bolsa, tenho uma ajuda financeira para realizar outros planos pessoais.

   

Voluntárias do Rio de Paz

      
       Assim, vejo que tudo o que foi ministrado no Congresso tem se estendido ao longo dos meus dias. Deus cuida de todos os detalhes de nossas vidas, até mesmo do que não achamos tão importante para pedir a Ele. Faltam folhas e palavras para descrever tudo que tenho vivido, mas só tenho a agradecer a Deus por me permitir participar dos Seus planos, embora não os entenda de início.

E, Que Venha o Teu Reino!!!

Este texto foi feito anteriormente à mudança de nome, de Movimento Estudantil Alfa e Ômega para Cru Campus, realizada em 2017.

0 thoughts on “Um congresso, uma pedagoga e um rio de paz…

  • Bravo! Que Deus continue te abençoando e te usando Thaisa Helena! Maravilhoso é ver como não existe dicotomia entre a nossa vida acadêmica e nossa paixão em glorificar a Deus! O Reino envolve tudo, nossa vida estudantil, profissão, vida pessoal, tudo! Deve ser manifesto onde quer que for e através de tudo o que formos fazer. Me alegra ver amigos vivendo isso tb!

  • Muito bom! Eu estava pensando hoje em como as coisas que Deus faz são perfeitas e tudo se encaixa direitinho. O teu testemunho veio confirmar como Deus é maravilhoso em tudo!

    Meus parabéns! Continue fazendo este trabalho e sempre agindo de acordo com a vontade de Deus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *