Letras/UFRJ: O Verbo habita no nosso meio

O ano de 2014 é um ano com muitas histórias para contar no movimento no meu campus(Faculdade de Letras da UFRJ). Voltei do projeto de verão da Cru Campus com muitas expectativas para esse ano: orava para que Deus criasse no meu campus uma comunidade de pessoas dispostas a fazer a Sua vontade, pessoas cheias do Espírito de Deus e unidas por Ele. Deus estava fazendo tudo se encaixar e, depois de algum tempo, as coisas aconteceram de forma espontânea e sobrenatural.
Logo após o Encontro de Universitários Cristãos, que ocorreu de 15 a 17 de agosto, voltamos para as atividades do segundo semestre. E eu tive grandes surpresas vendo Deus fazer coisas muito além do que eu tinha pedido ou imaginado: Ele mesmo estava trazendo pessoas e nos unindo! E, para fazer a Sua vontade, Ele mudou as coisas e nos ajustou aos Seus planos.
Mudamos, logo no começo, o dia e o local dos nossos Quebra-Gelos: passamos a nos reunir às quartas, no gramado da entrada do prédio. A mudança foi agradável e também estratégica: além de ficarmos à vontade no novo lugar, pessoas nos viam reunidos ali e se aproximavam de nós (foi assim que muitas pessoas chegaram a nos conhecer esse semestre).
O clima entre nós se tornou extremamente agradável, e muito rápido. Nós nos falamos não apenas nos QGs, mas pelas redes sociais e pessoalmente. Os estudantes passam tempo juntos, marcam sociais, oram uns pelos outros, dividem bons e maus acontecimentos. Os assuntos são diversos: desde piadas e coisas corriqueiras até a nossa forma de enxergar a universidade, nossas dificuldades em lidar com o meio acadêmico, nossa vontade de ver o Reino de Deus se manifestando cada vez mais no nosso campus. Estamos próximos, juntos e misturados.
Passamos esse segundo semestre pensando em como ser seguidores de Jesus que, no meio acadêmico, levam outras pessoas a Deus, e tivemos muitas oportunidades de ver como isso pode ocorrer de maneira prática. Oramos para que cada estudante conheça alguém que verdadeiramente segue a Cristo, e nos dispusemos a ser pessoas através de quem o Espírito Santo age para que isso aconteça.
Além das pequenas coisas que fizemos no dia a dia, organizamos uma intervenção no campus: utilizamos o Conecta (uma ferramenta de diálogo através de imagens) para começar conversas espirituais com os estudantes. Nesse dia pudemos ver Deus novamente mudando os nossos planos para que a Sua vontade fosse feita, e o resultado foi o melhor possível: tivemos várias conversas interessantes, conhecemos melhor o nosso prédio e vimos, inclusive, pessoas entendendo o evangelho e orando para receber a Cristo. Estamos mais conectados e sensíveis ao nosso campus.
2014 foi, enfim, um ano em que Deus realmente me surpreendeu. É bom ver que Ele está agindo no mundo, e que só precisamos estar atentos ao que Ele está fazendo; que é preciso ser persistente, mesmo quando os resultados não são visíveis; e que é Ele mesmo quem dispõe todas as coisas de forma que a Sua vontade seja realizada, providenciando tudo aquilo que é necessário para que lhe obedeçamos. Ele está com seus discípulos todos os dias. Termino o ano com o coração grato pelo que vivi e empolgado com as possibilidades para o próximo ano.

 

 

Roberto David Jr. – Estudante de Letras na UFRJ, Cru UFRJ